Banca de DEFESA: CLAUDIA SIMONE CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA SIMONE CAVALCANTI
DATA : 30/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UERN - Campus de Pau do Ferros
TÍTULO:

Presença da autoria feminina nas aulas de literatura do ensino médio integrado do IFRN – Campus Pau dos Ferros


PALAVRAS-CHAVES:

Autoria feminina. Ensino de literatura. Letramento literário. Formação de leitores.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

A pesquisa analisa a presença da autoria feminina nas aulas de literatura do Ensino Médio integrado no IFRN – Campus Pau dos Ferros, considerando que o cânone escolar privilegia predominantemente escritores homens, o que restringe a pluralidade de vozes e perspectivas. Justifica-se, portanto, a necessidade de incluir autoras no currículo, de modo a promover a equidade de gênero, a valorização da diversidade e a formação crítica dos estudantes. O objetivo central consistiu em investigar de que forma a leitura de textos de autoria feminina pode colaborar para ampliar a experiência estética e social dos alunos e problematizar discursos hegemônicos. A investigação adotou abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa de campo com intervenção didática em uma turma do 2º ano do curso Técnico em Apicultura. Utilizaram-se três instrumentos: aplicação de questionário, sequência didática em sala de aula e produção de portfólios digitais. A intervenção foi realizada a partir da leitura dos contos Sacola (2019), de Jarid Arraes, e Maria (2016), de Conceição Evaristo. Como base teórica, a pesquisa fundamenta-se no letramento literário (COSSON, 2021), na estética da recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1999), nos estudos feministas e subalternos (SPIVAK, 2010; HOOKS, 1984) e nas teorias dos multiletramentos (ROJO, 2012; ROJO; MOURA, 2019; SOARES, 2002). Os resultados evidenciam o baixo espaço destinado à autoria feminina nos currículos e provas nacionais, mas revelam, a partir da experiência didática, o potencial das narrativas de mulheres para mobilizar reflexões sobre gênero, raça, classe e identidade, bem como para ampliar o engajamento dos alunos com a leitura literária. Conclui-se que a inclusão sistemática de escritoras no ensino médio técnico constitui prática pedagógica inclusiva e formativa, capaz de romper silenciamentos históricos e favorecer a formação de leitores críticos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Interna - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
Externa ao Programa - 12767 - MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS - UERNExterna à Instituição - JULIANA DE MELO LIMA - UFRN
Externo à Instituição - ANTÔNIO CLEONILDO DA SILVA COSTA
Notícia cadastrada em: 30/10/2025 08:54
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