Presença da autoria feminina nas aulas de literatura do ensino médio integrado do IFRN – Campus Pau dos Ferros
Autoria feminina. Ensino de literatura. Letramento literário. Formação de leitores.
A pesquisa analisa a presença da autoria feminina nas aulas de literatura do Ensino Médio integrado no IFRN – Campus Pau dos Ferros, considerando que o cânone escolar privilegia predominantemente escritores homens, o que restringe a pluralidade de vozes e perspectivas. Justifica-se, portanto, a necessidade de incluir autoras no currículo, de modo a promover a equidade de gênero, a valorização da diversidade e a formação crítica dos estudantes. O objetivo central consistiu em investigar de que forma a leitura de textos de autoria feminina pode colaborar para ampliar a experiência estética e social dos alunos e problematizar discursos hegemônicos. A investigação adotou abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa de campo com intervenção didática em uma turma do 2º ano do curso Técnico em Apicultura. Utilizaram-se três instrumentos: aplicação de questionário, sequência didática em sala de aula e produção de portfólios digitais. A intervenção foi realizada a partir da leitura dos contos Sacola (2019), de Jarid Arraes, e Maria (2016), de Conceição Evaristo. Como base teórica, a pesquisa fundamenta-se no letramento literário (COSSON, 2021), na estética da recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1999), nos estudos feministas e subalternos (SPIVAK, 2010; HOOKS, 1984) e nas teorias dos multiletramentos (ROJO, 2012; ROJO; MOURA, 2019; SOARES, 2002). Os resultados evidenciam o baixo espaço destinado à autoria feminina nos currículos e provas nacionais, mas revelam, a partir da experiência didática, o potencial das narrativas de mulheres para mobilizar reflexões sobre gênero, raça, classe e identidade, bem como para ampliar o engajamento dos alunos com a leitura literária. Conclui-se que a inclusão sistemática de escritoras no ensino médio técnico constitui prática pedagógica inclusiva e formativa, capaz de romper silenciamentos históricos e favorecer a formação de leitores críticos.