Banca de DEFESA: GABRIELA ALENCAR DE BARROS VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA ALENCAR DE BARROS VIEIRA
DATA : 31/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Pau dos Ferros (formato híbrido)
TÍTULO:

O SENTIDO E O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM UMA ESCOLA
DE ÁGUA NOVA/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Discurso; Educação Física Escolar; Inclusão; TEA.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O estudo foi feito numa escola municipal de Água Nova/RN, que se destaca por oferecer Educação Física desde o início e acolher crianças da área rural. Isso torna o local ideal para análise. Os achados revelam que a Educação Física é vista como crucial para a interação social, o avanço motor e a autoconfiança de crianças com TEA. Contudo, ainda há entraves na qualificação dos professores, na falta de verbas e em ideias fixas sobre o TEA. É vital pensar sobre o papel da Educação Física escolar na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sobretudo nas primeiras séries. Em meio a obstáculos estruturais, pedagógicos e de atitude, a matéria é deixada de lado, vista como passatempo. Assim, a pesquisa buscou investigar o papel da Educação Física na inclusão de crianças com TEA numa escola pública de Água Nova/RN. Para isso, usa a visão histórico-cultural de Vigotski, que vê a deficiência como algo social, e a Análise de Discurso de Orlandi, que ajuda a entender os sentidos nos discursos e documentos. A pesquisa é qualitativa e descritiva, unindo análise de documentos (PPP, currículos) com entrevistas com oito pessoas (professoras, professor de Educação Física, diretora e coordenadora). A escola em Água Nova/RN é especial, pois tem Educação Física no início e inclui crianças da zona rural, sendo um ótimo lugar para estudar. Os resultados mostram que a Educação Física é importante para a socialização, o desenvolvimento motor e a autoestima de crianças com TEA, mas há desafios na formação de professores, na falta de recursos e em visões antigas sobre o TEA. A análise dos documentos mostrou que, apesar de a Educação Física ser vista como essencial, os textos não falam do TEA, criando falhas entre o que se diz e o que se faz. Conclui-se que, mesmo com potencial, a Educação Física não é vista como importante, tendo que se tornar uma prática formativa, justa e inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7964 - DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO
Interna - 6133 - MARIA IONE DA SILVA
Interna - 8034 - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
Externa à Instituição - SIMONE MARIA DA ROCHA - UFERSA
Externo à Instituição - ANISIO LUIZ DA SILVA BRITO
Notícia cadastrada em: 30/10/2025 08:57
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