CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS
Crenças, experiências, tecnologias digitais, ensino de línguas.
A pesquisa em questão aborda as crenças e experiências dos professores de Linguagens e códigos do Ensino Médio de uma escola pública em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino de línguas. Estudos recentes revelam que, após a pandemia, os alunos enfrentaram grandes desafios em sua aprendizagem, tornando-se necessárias ações de recomposição. Diante dessa realidade, nosso objetivo é investigar as crenças e experiências dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Inicialmente, abordaremos as crenças e experiências com base em teóricos que discutiram esse tema, seguido por estudos relacionados à inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Em termos metodológicos, segue-se uma abordagem do tipo qualitativa, descritiva e interpretativa. Nos baseamos no estudo da etnometodologia, que possui uma abordagem qualitativa e procedimentos adequados para nossa pesquisa, além de enfatizar as ciências sociais, o que contribuirá especialmente para a compreensão das experiências e crenças dos profissionais da educação no contexto educacional em questão. Para isso, utilizaremos um grupo focal composto por 9 professores da área de Linguagens e códigos de uma escola pública de Ensino Médio. A construção da fundamentação teórica se baseou nos estudos de Dewey(2023), Miccoli (2007, 2010), Barcelos (2001, 2004, 2007, 2006, 2010), Moran (2000), Oliveira( 2011, 2020). É importante ressaltar a relevância dessas análises, tanto para o conhecimento da realidade do ensino de línguas com tecnologias, quanto para subsidiar nossa prática em sala de aula e futuras pesquisas