Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE SUELLEN CABRAL DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANE SUELLEN CABRAL DE MEDEIROS
DATA : 04/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/qku-gnwz-uop
TÍTULO:

ANÁLISE DA DEMANDA E OFERTA HÍDRICA COM BASE NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ, RN, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Semiárido; Planejamento; Bacia hidrográfica; Gestão; Recursos hídricos.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Para humanidade, a água foi mudando seus valores de acordo com a expansão das sociedades no mundo e o crescente avanço tecnológico e industrial. Deixou de ser apenas um recurso natural utilizado para satisfazer as necessidades básicas dos seres humanos e passou a ter valor econômico. A quantidade e qualidade das águas doces, que estão em função das condições climáticas, geológico-geomorfológicas, associadas a modelos inadequados de atividades socioeconômicas, diminui significativamente, a cada ano. Contudo, não é possível fazer a gestão dos recursos hídricos de forma isolada dos sistemas ambientais do qual fazem parte, e das relações socioeconômicas e culturais, é preciso entender a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão do desenvolvimento socioambiental. O presente estudo foi desenvolvido na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, tendo como objetivo analisar a demanda e oferta hídrica no período de quatro anos (2017-2018), período no qual a região que a bacia está inserida, enfrentou uma seca prolongada, com baixos índices pluviométricos. A avaliação da gestão da água foi outro ponto considerado, com o intuito de obter a percepção dos gestores diante do cenário encontrado e o ponto de vista da gestão municipal sobre a importância do Projeto de Integração do Rio São Francisco-PISF para a bacia. Ao final do estudo as informações obtidas por meio do levantamento bibliográfico e aplicação de formulários, possibilitaram compreender quais as técnicas utilizadas pelos gestores no caso da situação de escassez hídrica, onde os níveis dos reservatórios chegaram a volumes muito baixos, comprometendo a qualidade da água e o abastecimento da população, como também os déficits da demanda hídrica no período em questão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ABNER MONTEIRO NUNES CORDEIRO
Externo à Instituição - JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO
Presidente - 4547 - RODRIGO GUIMARÃES DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 20/01/2022 16:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern