Banca de DEFESA: ISLÂNIA DOS SANTOS NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISLÂNIA DOS SANTOS NUNES
DATA : 12/09/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE DA DINÂMICA TEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL NA MICROREGIÃO DE UMARIZAL COM BASE EM SENSORIAMENTO REMOTO – 2000 - 2022.


PALAVRAS-CHAVES:

 Vegetação da Caatinga, SAVI, RVI, IAF, Cobertura da Terra.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que recobre, basicamente, todo o Nordeste do país. Nos últimos anos, esse bioma vem passando por muitas mudanças ambientais, principalmente no que diz respeito a sua cobertura vegetal e o uso e ocupação do solo. Com isso, o estudo da dinâmica da vegetação e o conhecimento dos seus diferentes tipos de uso vem sendo amplamente discutido. Visando isso, o sensoriamento Remoto, juntamente com os índices de vegetação apresentou-se como um instrumento de grande valia para o conhecimento da cobertura vegetal e a para a análise do uso e ocupação. O presente trabalho tem por objetivo geral analisar a dinâmica temporal e espacial da cobertura vegetal da microrregião de Umarizal, assim como o conhecimento dos principais tipos de uso e ocupação. Os procedimentos metodológicos, utilizados foram: imagens de satélite da série Landsat, especificamente Landsat 5, Landsat 8 e landsat 9, tanto para o período seco como para o período chuvoso dos anos de 2000, 2007, 2014, 2017 e 2022. Para a análise da vegetação, utilizou-se dos seguintes índices: SAVI. Foi utilizado o Software QGIS, versão 3.28.3 para a elaboração dos mapas de cobertura vegetal, para no estudo dos tipos de Uso e Ocupação do solo, os dados foram obtidos de um site MapBioma 7.1. Com esse site foi possível obter dados sobre o uso e ocupação dos anos estudados. Após as análises, pode-se observar que os valores de Savi foram mais elevados no período chuvoso, o ano de 2017 destacou-se pela baixa atividade fotossintética em ambos os períodos, devido aos baixos níveis de precipitação apresentados no ano em todos os municípios. Sobre o uso e ocupação, foram destacados que na microrregião os principais tipos de uso dizem respeito a formação de floresta, (formação savânica), composta por formação vegetal arbórea-arbustivas de floresta decidual seguido por agropecuária, formada principalmente por culturas temporárias.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DÉBORA NOGUEIRA LOPES - UFG
Presidente - 4253 - ALFREDO MARCELO GRIGIO
Externo à Instituição - GLEYDSON DE FREITAS SILVA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 10:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern