Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO AUDEI HENRIQUE JUNIOR

DISCENTE : RAIMUNDO AUDEI HENRIQUE JUNIOR
DATA : 23/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/izx-qihv-yvq

POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DO FRUTO DA Batis maritima L. COMO ESTRATÉGIA DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR PARA TILÁPIAS-DO-NILO.

Fruto, estádios de maturação, compostos bioativos.

O trabalho objetivou realizar uma caracterização morfométrica e físico-química do fruto da Batis maritima L. em diferentes estádios de maturação, num ambiente de ocorrência natural. Os frutos foram coletados no município de Grossos, no Estado do Rio Grande do Norte (Latitude: 4°58'59.7"S; longitude: 37°08'50.6"W). O experimento foi realizado em Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC), onde cada tratamento representou um estádio de maturação: i) verde; ii) amarelo-esverdeado; e iii) amarelo, com quatro repetições, perfazendo um total de doze frutos por tratamento. Foram realizadas análises morfométricas: massa (g), diâmetro longitudinal (mm) e equatorial (mm); e físico-químicas: firmeza (N), elasticidade, cor (L*, C*, H*) vitamina C (mg/100g), potencial hidrogeniônico (pH), sólidos solúveis (%) (ºBrix), acidez titulável (%), relação sólidos solúveis/acidez titulável, açúcares solúveis totais (mg/100g), antioxidantes ABTS (μmol Trolox.100 g-1) e DPPH (g de polpa g-1 DPPH); e polifenóis (mg/100g). Os dados obtidos foram analisados pelo teste de Tukey a 5%, através do programa R. Os resultados indicaram que a massa (0,53 g) e o diâmetro longitudinal (17,09 mm) regrediram até o estádio amarelo, no entanto, o diâmetro equatorial aumentou nos estádios amarelo (5,83 mm) e amarelo-esverdeado (6,17 mm). A firmeza apresentou médias constantes para os frutos verdes (12,2 N), semimaduros (9,50 N) e maduros (11,57 N), enquanto a elasticidade apresentou maior valor médio no estádio semimaduro. Na coloração, os frutos apresentaram dados crescentes para luminosidade e croma, enquanto o ângulo hue, foi decrescente até o amadurecimento. Os valores de Vitamina C foram superiores a 50 mg/100g. O pH aumentou durante a maturidade. Os sólidos solúveis apresentaram maior valor no estádio amarelo (13,9 %), entretanto, a acidez titulável regrediu até o último estádio de maturação (0,13%). A relação sólidos solúveis/acidez titulável (SST/ATT) apresentou valor elevado no estádio amarelo. A quantidade de açúcares foi baixo em todos os estádios de maturação, enquanto os polifenóis apresentaram média elevada no estádio verde (443,57 mg/100 g). Além disso, verificou-se atividade antioxidante através dos métodos ABTS e DPPH. Portanto, evidencia-se que o fruto de B. maritima, apresentou redução da massa, diâmetro longitudinal, ângulo hue (H°), acidez titulável e polifenóis extraíveis totais (PET) até o estádio amarelo. Entretanto, o diâmetro equatorial, elasticidade, luminosidade, croma, pH, sólidos solúveis, relação sólidos solúveis/acidez titulável e os açúcares solúveis totais aumentaram até o estádio de maturidade. Além do exposto, a firmeza, vitamina C, acidez titulável e atividade antioxidante (ABTS; DPPH) não diferiram estatisticamente entre os estádios de maturação.

Presidente - 3396 - CYNTHIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Externa ao Programa - 1635 - FRANCISCA MARTA MACHADO CASADO DE ARAÚJO