Banca de DEFESA: RAIMUNDO AUDEI HENRIQUE JUNIOR

DISCENTE : RAIMUNDO AUDEI HENRIQUE JUNIOR
DATA : 22/01/2024
LOCAL: https://meet.google.com/qcf-tpbm-owb

POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DO FRUTO DE Batis maritima L. COMO ESTRATÉGIA DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR PARA TILÁPIAS-DO-NILO.

halófita, estádios de maturação, suplemento alimentar, Tilápias-do-Nilo.

O presente trabalho visou avaliar o potencial da farinha obtida de fruto de B. maritima como suplemento alimentar de Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Primeiramente, foi realizado uma caracterização morfométrica e físico-química dos frutos em Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC), onde cada tratamento representou um estádio de maturação: i) verde; ii) amarelo-esverdeado; e iii) amarelo, com quatro repetições, sendo cada repetição composta por 12 frutos, perfazendo um total de 48 frutos por tratamento. Foram realizadas análises de massa, diâmetro longitudinal e equatorial, firmeza, elasticidade, cor, vitamina C, potencial hidrogeniônico, sólidos solúveis, acidez titulável, relação sólidos solúveis/acidez titulável, açúcares solúveis totais, antioxidantes e polifenóis. Para a obtenção da farinha, os exemplares passaram por trituração e homogeneização com a ração comercial, adicionando-se o carboximetilcelulose (CMC) como ligante. Além disso, foi executado análises centesimais da farinha e ração comercial. O experimento com os peixes foi conduzido durante 90 dias no Setor de Aquicultura da UFERSA em DIC, apresentando quatro tratamentos distintos, representados por níveis crescentes de inclusão da farinha (T1: 0%, T2: 3%, T3: 6%, T4: 9%). Cada tratamento foi replicado em quatro repetições, sendo que cada repetição compreendeu dez peixes por unidade experimental. Durante esse período, foi realizado biometrias e análises de qualidade da água. Posteriormente, foram determinados os parâmetros de desempenho zootécnico, incluindo peso médio, consumo de ração, conversão alimentar, taxa de crescimento, taxa de sobrevivência e biomassa. Os dados obtidos foram analisados pelo teste de Tukey a 5%, através do programa R. Os resultados da caracterização morfométrica e físico-química dos frutos indicaram que a massa e o diâmetro longitudinal regrediram até o estádio amarelo, no entanto, o diâmetro equatorial aumentou nos estádios amarelo e amarelo-esverdeado. A firmeza apresentou médias constantes para os frutos verdes, semimaduros e maduros, enquanto a elasticidade apresentou maior valor médio no estádio semimaduro. Na coloração, os frutos apresentaram dados crescentes para luminosidade e croma, enquanto o ângulo hue, foi decrescente até o amadurecimento. Os valores de Vitamina C foram superiores a 50 mg/100g. O pH aumentou durante a maturidade. Os sólidos solúveis apresentaram maior valor no estádio amarelo, entretanto, a acidez titulável regrediu até o último estádio de maturação. A relação sólidos solúveis/acidez titulável (SST/ATT) apresentou valor elevado no estádio amarelo. A quantidade de açúcares foi baixa em todos os estádios de maturação, enquanto os polifenóis apresentaram média elevada no estádio verde. Além disso, verificou-se atividade antioxidante através dos métodos ABTS e DPPH. No que se refere a inclusão do suplemento alimentar na alimentação das tilápias, contatou-se que o tratamento sem a adição da farinha evidenciou um aumento expressivo no peso final, consumo de ração e ganho de peso dos peixes. Em contrapartida, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos parâmetros de peso inicial, crescimento médio inicial, crescimento médio final, conversão alimentar e biomassa. Apesar das variações nas médias, a taxa de sobrevivência manteve-se constante em todos os tratamentos. Portanto, esses achados ressaltam a influência dos estádios de maturação sobre os aspectos morfológicos e físico-químicos do fruto de B. marítima. Além de contribuir para o aprimoramento das práticas de manejo e alimentação dos peixes.

Externo à Instituição - AMBROSIO PAULA BESSA JUNIOR - UFERSA
Presidente - 3396 - CYNTHIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE