ANÁLISE DO LIVRO BECOME SOB A ÓTICA DO ENSINO DE PRONÚNCIA
Ensino de pronúncia. Língua inglesa. Abordagem comunicativa.
1. RESUMO: Falar é uma atividade complexa e dinâmica, mas a comunicação é inerente à vida humana. Dominar a língua falada começa pela compreensão da oralidade e dos vocábulos presentes nesse processo comunicativo natural. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar o papel do ensino de pronúncia no livro didático "Become". Dessa forma, partimos dos seguintes questionamentos: Como o ensino de pronúncia é abordado no livro "Become"? Qual o grau de integração entre as atividades de pronúncia propostas e as demais habilidades linguísticas? Hipotetizamos, portanto, que o ensino de pronúncia esteja limitado a atividades mecânicas de cunho estruturalista e baseadas na correção fonética. No tocante à base teórica da pesquisa, a dividimos em 2 (dois) grandes blocos: o do ensino da oralidade e o do ensino de pronúncia. Para o primeiro bloco, apresentamos estudos de Ferreiro (2003, 2004), Alves (2012), Mesquita Neto (2020), entre outros, além de apresentarmos a visão do ensino de oralidade nos principais documentos que regem a educação no Brasil. No segundo bloco, trazemos Mellado (2012), Farias (2014), Celce-Murcia (2010) e Lima Jr. (2022). A metodologia combina a análise quantitativa e qualitativa, utilizando uma abordagem descritiva cujo corpus foram os boxes Pronunciation presentes no livro didático "Become" do nono ano. Como resultados, observamos que o material didático possui uma diversidade de atividades bem restrita, o que pode limitar a eficácia do ensino de pronúncia ao não oferecer uma gama mais ampla de abordagens e práticas para os aprendizes. Evidenciamos também que os aspectos segmentais e suprassegmentais poderiam estar conectados com outros aspectos da língua para colaborar com a abordagem comunicativa. Concluímos que as descobertas deste estudo têm relevância significativa e podem impulsionar novas pesquisas no campo do ensino de pronúncia, o que pode levar a uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelos aprendizes, além de fornecer diretrizes para aprimorar abordagens pedagógicas e materiais didáticos destinados a melhorar a habilidade de pronúncia em línguas estrangeiras. |