Banca de DEFESA: MARIA AURILENE BEZERRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA AURILENE BEZERRA DA SILVA
DATA : 30/05/2023
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/zqw-mcgj-avh
TÍTULO:

A ORALIDADE, A LEITURA E A ESCRITA MOBILIZADAS NA PRÁTICA DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE COM BASE NO PROJETO DESAFIOS

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização. Oralidade. Leitura. Escrita. Projeto Desafios.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Esta dissertação busca analisar como a oralidade, a leitura e a escrita, enquanto elementos articulados pelo Projeto Desafios, continuam fazendo parte da prática de docentes em uma escola pública do Rio Grande do Norte, no município de Pau dos Ferros/RN, mesmo após a conclusão do projeto. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de duas etapas: a) revisão bibliográfica, fundamentada em autores que discutem temáticas como alfabetização, oralidade, leitura e escrita, além do uso de bases legais que fundamentam o Ensino Fundamental de nove anos; b) pesquisa de campo na escola lócus desta pesquisa, a qual consistiu em coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com as colaboradoras – professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, gestora escolar e supervisão pedagógica que tenham participado do Projeto Desafios e/ou que fazem parte da equipe escolar, além de observações de aulas das professoras colaboradoras em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Tais observações foram registradas em diário de campo. Fez-se uso, ainda, de trechos dos registros avaliativos das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados foram tratados a partir da articulação entre a discussão teórica apresentada nesta dissertação e os dados que emergiram das entrevistas e observações, reverenciando-se atenciosamente os posicionamentos assumidos pelas colaboradoras. Os dados sinalizam que o fazer pedagógico necessita contemplar as heterogeneidades e singularidades discentes em sala de aula, levando em conta a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Quanto à oralidade, leitura e escrita, articuladas no manejo didático-pedagógico docente, com base no projeto Desafios, constata-se a presença de uma escuta docente diante das dificuldades dos alunos, a insistência em atividades através das palavras-valise, rébus e revestrés. Quanto à oralidade, há necessidade da existência de práticas contínuas que mobilizem os traquejos orais próprios à infância. Por último, ressalta-se que o professor alfabetizador, visto pelas colaboradoras como alguém que necessita ter vocação para o ensino, necessita também, de fato, de um repertório de conhecimentos/saberes que o habilitem à docência. Para além do manejo didático-pedagógico, os dados apontam para a necessidade de uma reorganização do trabalho escolar que insista em fazer da alfabetização sua verdadeira primazia enquanto comprometimento social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334 - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
Interna - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Externa à Instituição - LAURA BATTAGLIA PIRES CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 08:41
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