O ATLAS ESCOLAR DE CARNAUBAIS/RN: CONTRIBUIÇÃO PARA A GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO
Atlas escolar; ensino de geografia; Carnaubais-RN
Esta dissertação tem como objetivo a elaboração e análise de um atlas escolar geográfico para o município de Carnaubais/RN, com a finalidade de contribuir para o ensino de Geografia por meio de uma abordagem contextualizada, significativa e crítica. O estudo buscou responder às seguintes questões: De que forma um atlas escolar municipal pode contribuir para o ensino de Geografia? Quais elementos devem ser considerados na construção de um material que represente o território vivido pelos estudantes? E como os professores percebem esse recurso no contexto didático-pedagógico? Fundamentado em autores como Almeida (2002), Martinelli (2011), Le Sann (2014), Tuan (2012) e Silva e Vidal (2021), o trabalho reconhece o atlas como recurso essencial para a alfabetização cartográfica, o desenvolvimento da percepção espacial e a valorização do conceito de lugar no processo educativo. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico e cartográfico, uso de técnicas de geoprocessamento, produção e análise de pranchas temáticas, pesquisa de campo e aplicação de questionários com professores da rede municipal. Os resultados evidenciaram a pertinência e aplicabilidade do atlas como ferramenta de apoio pedagógico, conforme apontado pelos docentes, que destacaram sua relevância para o ensino voltado à realidade local. O material produzido reúne elementos físicos, socioambientais, históricos e culturais do município, fortalecendo a construção do conhecimento geográfico e promovendo uma formação cidadã comprometida com o território vivido