Inserção Social

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UERN) por meio da pesquisa desenvolvida no âmbito da academia vem proporcionado a produção de um conhecimento voltado para o desenvolvimento territorial no semiárido brasileiro, de forma mais específica, no estado do Rio Grande do Norte. 

A ciência geográfica possui certamente uma papel primordial para o desenvolvimento socioeconômico, por meio do planejamento e do ordenamento territorial, para o uso sustentável dos recursos naturais, bem como por meio do diagnóstico hidroambiental, sanitário, planejamento no meio urbano e gestão de resíduos sólidos urbanos, visando o análise do uso, ocupação e cobertura do solo, contribuindo para planejar o território para reduzir as disparidades e segregação sócioespacial.

As pesquisas geográficas podem contribuir para o diagnósticos de problemas socioambientais no urbano e rural e, por conseguinte, para produção de subsídios que visam auxiliar na elaboração dos programas, planos e projetos em todo território, visando estratégias de combate às desigualdades intra-regionais advindas, sobretudo, da formulação e da implementação das políticas públicas no semiárido Brasileiro.

O PPGEO tem muito a colaborar na questão da articulação de escalas e recortes espaciais, por vezes ignorada ou relegada a um segundo plano, quando se trata de políticas públicas que buscam articular programas com participação de diferentes níveis de governo no país, a exemplo do semiárido brasileiro.

 Nessa direção, as ações voltadas para inserção social ocorrem por meio da realização das pesquisa direcionadas para envolvem a sociedade, ou seja, comunidades rurais assentadas, escolas públicas e privadas, organizações não governamentais, grupos e associações, conselhos gestores de unidades de conservação, comitês de bacias hidrográficas e outras entidades que estão, direta ou indiretamente, envolvidas nas pesquisas do PPGEO.

Assim, ciência geográfica, por meio do PPGEO vem lançando um olhar físico-ambiental às fragilidades, vulnerabilidades e potencialidades dos biomas locais como a Caatinga, a Mata Atlântica e ecossistemas costeiros correlatos (restingas, manguezais, dunas, tabuleiros, entre outros), que compõem a diversidade do semiárido e do litoral potiguar.

Além disso, pesquisas em áreas de interesse econômico como, a produção do sal marinho, petróleo, energia renováveis (eólica e solar), geodiversidade, aproveitamento das potencialidades paisagísticas para turismo, agricultura irrigada e familiar, pesca artesanal, a carcinicultura, planejamento e gestão de unidades de conservação, e dos recursos naturais, sobretudo, a vegetação e o solo, e da água, evidenciando sua importância quali-quantitativa para os usos múltiplos e sua suma importância para contribuir com o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro.

O PPGEO tem focado de forma particular nos estudos geoambientais da Região Nordeste do Brasil, sobretudo, no Estado do Rio Grande do Norte, viabilizando a produção de conhecimentos, técnicas, novidades e inovação para contribuir com o planejamento e a gestão no âmbito regional, considerando a importância da sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental do semiárido brasileiro.

Ademais, o PPGEO tem fortalecido a formação de recursos humanos (professores de geografia) que atuam no Estado do Rio Grande do Norte e em estados circunvizinhos, contribuindo para qualificação profissional de professores que já estão atuando no mercado de trabalho. 

A inserção social promovida pelo PPGEO tem ocorrido de diferentes formas, sendo destacados:

(i)                 A promoção de atividades acadêmicas como palestras, cursos, mini cursos, oficinas, seminários, entre outros, que são espaços abertos a comunidade e que promovem o diálogo e a interação entre o conhecimento produzido na universidade e as experiências sociais.

(ii)              O PPGEO tem promovido também ações educativas, desenvolvidas em alusão a Semana do Meio Ambiente, na qual ocorre ações práticas como A Caminhada Ecológica, além de discussão teórica por meio de palestras com professores internos e externos ao PPGEO.

(iii)            A inserção dos egressos no mercado de trabalho, ocupando espaços voltados para a docência em diferentes níveis, ensino fundamenta, médio, técnico e superior, como gestores públicos, atuando em ONGs, consultorias, entre outros, retornando à sociedade com importantes contribuições em termos de conhecimentos.

Demais informações disponíveis no intagram por meio do endereço @ppgeouern

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern