Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO EZAU PEREIRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO EZAU PEREIRA DE ARAUJO
DATA : 11/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do mestrado em Geografia/FACEM
TÍTULO:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RESILIÊNCIA E ADAPTABILIDADE EM MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE ASSU E IPANGUAÇU (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Efeito estufa; percepção local, políticas públicas, mitigação, resiliência.

 


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A pesquisa aborda as mudanças climáticas na região do baixo curso da bacia do rio Piancó-Piranhas-Açu, com o objetivo de identificar a percepção dos moradores e gestores acerca das mudanças climáticas nos municípios de Assú e Ipanguaçu, localizados na supracitada bacia, no estado do Rio Grande do Norte (RN). O estudo compreende uma análise das políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal, destacando a importância de estratégias mitigadoras e adaptativas. A metodologia adotada segue os princípios éticos e baseou-se na abordagem de estudos de percepção de Tuan (2012), reconhecendo a percepção como resposta sensorial e atividade intencional diante de fenômenos. O estudo, de natureza mista, combina abordagens qualitativas e quantitativas para fornecer uma compreensão abrangente das questões climáticas locais e obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Foram utilizados questionários aplicados a moradores locais,n bem como entrevistas com secretários municipais, fornecendo uma compreensão abrangente dos desafios ambientais enfrentados pela comunidade. Ao enfatizar a relevância das políticas públicas na atenuação dos efeitos das mudanças climáticas, a dissertação destaca o papel fundamental dos atores-chave na implementação de medidas sustentáveis. Os resultados apontam para a necessidade de ações específicas, considerando as características locais, para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Essa pesquisa contribui significativamente para a compreensão das mudanças climáticas, evidenciando a importância de políticas públicas sustentáveis e estratégias adaptativas de resiliência na região do semiárido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4537 - MÁRCIA REGINA FARIAS DA SILVA
Interno - 4253 - ALFREDO MARCELO GRIGIO
Externa à Instituição - MELISSA RAFAELA COSTA PIMENTA - UFRN
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 04:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern