ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE ASSÚ (RN)
Estudo do Lugar. Linguagem Cartográfica. Atlas Escolar Municipal.
A Geografia escolar se inicia pelo estudo do lugar enquanto local de vivência. Dessa forma, o lugar, enquanto local de vivência abordado no ensino básico, não é trabalhado, segundo os livros didáticos tradicionalmente usados no currículo escolar e, portanto, não atendem as especificidades de cada localidade. Diante do exposto, se torna imprescindível pensar em novas metodologias educacionais que, associado ao ensino de Geografia, promova a construção de novos valores, princípios e práticas na relação dialética sociedade/natureza. Com base no exposto, o objetivo geral da presente pesquisa é elaborar o atlas escolar do município de Assú (RN), para ser utilizado como material didático para o ensino-aprendizagem da disciplina Geografia no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos consistem em levantamento bibliográfico e cartográfico, trabalho em gabinete, pesquisa de campo (in loco), análise e interpretação dos dados e organização do material didático (páginas do atlas). Como considerações parciais destacamos que a proposta do Atlas Escolar Municipal aqui apresentada, vem contribuir para o ensino de Geografia em uma perspectiva holística, pautada no estudo do lugar como categoria de análise do espaço geográfico. As representações cartográficas contidas no material, contribuem para o entendimento contextualizado da realidade local, possibilitando o educando compreender e espacializar fenômenos tanto físicos quanto sociais. Nesse contexto, o Atlas Escolar assume papel importante no que se refere a aproximação da linguagem cartográfica no ensino de geografia, possibilitando a construção do pensamento espacial e geográfico no espaço escolar.