Banca de QUALIFICAÇÃO: DIÓGENYS DA SILVA HENRIQUES

DISCENTE : DIÓGENYS DA SILVA HENRIQUES
DATA : 23/08/2022
LOCAL: Google Meet- videoconferência

Relevo granítico, patrimônio geomorfológico e geoturismo na Microrregião de Pau dos Ferros (RN, Brasil

Geoformas. Geomorfossítios. Ambientes Serranos. Rotas Geoturísticas. Oeste Potiguar.

Por muito tempo os aspectos inanimados do planeta, especialmente a geomorfologia, estiveram relegados da essência patrimonial que alguns ambientes exibem. No entanto, começam a ganhar visibilidade a partir do emprego do termo geodiversidade e patrimônio geomorfológico no âmbito científico. Com isso, essa pesquisa se propõe a avaliar a diversidade do relevo granítico na Microrregião de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, enquanto patrimônio geomorfológico e potenciais atrativos ao geoturismo. Geomorfologicamente, a área consta de uma série de formas de relevos que, para além do modelado estético e elevadas altitudes que assumem, congregam particularidades naturais e históricas excepcionais da região. Metodologicamente, a pesquisa segue um cunho quali-quantitativo e contextualização descritiva das características referentes a MRPF. Pertinente aos procedimentos técnicos, fundamenta-se sobretudo em pesquisa bibliográfica, observação de imagens de satélite, pesquisa de campo, avaliação do patrimônio geomorfológico (inventariação e quantificação) e produção cartográfica. A consecução desses procedimentos permitiram levantar 11 locais de interesse geomorfológico (geomorfossítios) associados ao relevo granítico, onde foram agrupados em três rotas geoturísticas: a rota “Circuito das Serras” (Complexo Serra de Santana, Serra Barriguda, Serra do Panati e Serra do Pico), o “Território do Frio” (Serra dos Cabaços, Ponta da Serra, Cachoeira do Sobrado) e o “Caminho das Águas” (Cachoeira do Talhado, Fervor, Açude Cajá e Afloramentos do Provedor). Em suma, com pouco mais de 50% do território da área de estudo percorrido, foi possível identificar uma diversidade de formas de relevo granítico e, dentre estas, algumas com notório valores científico, ecológico, estético e cultural que permitem considerá-las como patrimônio geomorfológico. Por fim, salienta-se que esta pesquisa ainda encontra-se em andamento e, no tocante a perspectivas futuras e próximos passos, planeja-se dar continuidade aos trabalhos de campo nos municípios que ainda não foram realizados, bem como proceder com a avaliação quantitativa do patrimônio geomorfológico e produção de material voltado a interpretação do local para fins de uso geoturístico.

Externa à Instituição - VANDA CARNEIRO CLAUDINO SALES - UVA
Externa ao Programa - 6079 - JACIMÁRIA FONSECA DE MEDEIROS