Banca de QUALIFICAÇÃO: LUILSON LUCAS DE MELO

DISCENTE : LUILSON LUCAS DE MELO
DATA : 22/09/2022
LOCAL: Videoconferência - google meet

Impactos ambientais da indústria de cerâmica vermelha no município de Itajá/RN

Impactos Ambientais. Atividade Ceramista. Recursos Naturais.

O consumo elevado dos produtos para construção civil tem feito com que as fábricas de cerâmica vermelha elevassem a produção para atender o mercado consumidor e consequentemente a exploração dos recursos naturais também acresceram, o que tem custado riscos para a natureza, para a sociedade e até mesmo a economia. Ambientada no setor cerâmico, o município de Itajá concentra um dos principais polos do setor do estado do Rio Grande do Norte, justificando assim a escolha deste local. A pesquisa investiga os impactos ambientais provocados pela indústria de cerâmica vermelha no município de Itajá/RN, destacando as causas e efeitos desses impactos, além de caracterizar as condições geoambientais do município por meio do uso e ocupação da terra. A metodologia adotada para esta pesquisa, foi organizada em 4 etapas, ancoradas na discussão teórica, com os principais autores que trata sobre os aspectos ambientais; a produção cartográfica com o objetivo de analisar as condições geoambientais do município; a terceira etapa foi destinada a pesquisa de campo para analisar e compreende os impactos no território, e por fim, veio a sistematização dos dados que consolidaram a investigação. Desse modo, a investigação, busca averiguar os impactos ambientais no município a partir da atividade ceramista, mediante o uso crescente dos recursos naturais (argila, água e lenha), ressaltamos a importância de contribuir com novas perspectivas para o desenvolvimento ambiental.

Externo à Instituição - DAVID HÉLIO MIRANDA DE MEDEIROS - UECE
Interno - 4246 - JOSIEL DE ALENCAR GUEDES