Banca de DEFESA: DIÓGENYS DA SILVA HENRIQUES

DISCENTE : DIÓGENYS DA SILVA HENRIQUES
DATA : 23/02/2023
LOCAL: google meet

Geoformas em rochas cristalinas, Patrimônio Geomorfológico e Geoturismo na Microrregião de Pau dos Ferros (RN, Brasil)

Relevo. Circuito das Serras. Caminho das Águas. Rotas Geoturísticas. Oeste Potiguar.

Por muito tempo os aspectos inanimados do planeta, especialmente a geomorfologia, estiveram relegados da essência patrimonial que alguns ambientes exibem. No entanto, começam a ganhar visibilidade a partir do emprego do termo Geodiversidade e Patrimônio Geomorfológico no âmbito científico. Com isso, essa pesquisa propõe avaliar a Geodiversidade do relevo e geoformas em rochas cristalinas (gnáissicas e graníticas) na Microrregião de Pau dos Ferros (MRPF) enquanto patrimônio geomorfológico e potenciais atrativos ao geoturismo. Esta área de estudo conta com uma série de formas de relevos que, para além do modelado estético e elevadas altitudes que assumem, congregam particularidades naturais e históricas excepcionais da região. Metodologicamente, a pesquisa segue um cunho qualitativo e contextualização descritiva das características referentes a MRPF. Pertinente aos procedimentos técnicos, fundamenta-se sobretudo em pesquisa bibliográfica, observação de imagens de satélite, pesquisa de campo, avaliação do patrimônio geomorfológico (inventariação) e produção cartográfica. Como resultado, foi possível inventariar 16 locais de interesse geomorfológico (geomorfossítios) associados a geoformas em rochas graníticas e gnáissicas que foram agrupados em duas rotas geoturísticas. Na rota “Caminho das Águas” os geomorfossítios potenciais são os Afloramentos do Provedor, os Afloramentos do Açude Cajá, os Afloramentos do Fervor, os Afloramentos do Conselho, a Cachoeira do Talhado, a Cachoeira do Sobrado, os Afloramentos da Ponte/BR 226 e a Cachoeirinha da Serrota. Já na rota “Circuito das Serras”, os geomorfossítios de notável valor são a Serra dos Cabaços, a Ponta da Serra em Portalegre, a Serra de São Sebastião, a Serra do Letreiro, a Serra do Panati, a Serra do Pico, a Serra Barriguda e o Complexo Serras de Santana. Em suma, estes geomorfossítios denotam uma rica diversidade de formas de relevo granítico e gnáissico com notórios valores científico, ecológico, estético e cultural. Por último, salienta-se que a instituição da atividade turística baseada em atrativos geomorfológicos da região certamente implicará na valorização do território, mas também demandará melhorias nas condições de acesso aos geomorfossítios, de modo a fornecer subsídios básicos para a promoção do geoturismo.

Interna - 3341 - SILVANA PRAXEDES DE PAIVA GURGEL
Externa à Instituição - VANDA CARNEIRO CLAUDINO SALES - UVA