Banca de DEFESA: GERONIMO DA SILVA COSTA

DISCENTE : GERONIMO DA SILVA COSTA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Google meet- Videoconferência

ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE ASSÚ (RN)

Atlas Geográfico Escolar.Linguagem cartográfica. Estudo do lugar.

O ensino de Geografia no Ensino Fundamental objetiva promover o estudo e/ou problematização do lugar enquanto espaço vivido, sendo este entendido como categoria de análise do espaço geográfico. Neste sentido, na última década, com a promulgação da BNCC, impulsionou-se a produção de materiais didáticos pedagógicos que abordem a realidade em escala local, e entre essas produções, os atlas escolares municipais. O objetivo geral da presente pesquisa é elaborar o Atlas Geográfico Escolar do Município de Assú (RN), para ser utilizado como material didático, para o ensino-aprendizagem da disciplina Geografia, no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos buscou-se: a) construir uma linguagem gráfica em conjunto com componentes ambientais e sociais para o desenvolvimento do olhar geográfico, integrador nas práticas docentes; b) construir uma base teórico-metodológica sobre as temáticas sociais e ambientais no ensino de Geografia; c) analisar a compreensão dos professores da rede municipal sobre o Atlas, tendo como referência temáticas ambientais e sociais, associando-as ao contexto do ensino de Geografia. As etapas metodológicas da pesquisa consistem em: 1) levantamento bibliográfico, que possibilitou reflexões sobre a abordagem teórico metodológica de elaboração de atlas escolares municipais; 2) levantamento cartográfico, em sites de órgãos públicos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o objetivo de verificar os dados vetoriais e matriciais preexistentes da área em estudo; 3) trabalho de gabinete, que teve como objetivo trabalhar os arquivos vetoriais e matriciais, bem como, elaborar os produtos cartográficos; 4) pesquisa em campo, que possibilitou o reconhecimento do espaço geográfico (urbano e rural) do município pesquisado; 5) organização das pranchas que compõem o Atlas; 6) organização do grupo de trabalho com professores da rede municipal, objetivando a análise e contribuição na elaboração do material. Como resultados, destaca-se que o Atlas Geográfico Escolar de Assú-RN, está organizado em pranchas didáticas, sendo essas sistematizadas através de textos, imagens, gráficos, tabelas e mapas, além de sugestões de atividades que possibilitam o aprofundamento dos conteúdos, contribuindo para uma maior clareza dos conceitos geográficos, bem como a investigação sobre o espaço local. Como considerações finais, destacamos que o Atlas Geográfico Escolar de Assú, vem contribuir para o ensino de Geografia em uma perspectiva holística, pautada no estudo do lugar como categoria de análise do espaço geográfico.

Externo à Instituição - DIEGO SALOMÃO CÂNDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR - UFRN
Interno - 4246 - JOSIEL DE ALENCAR GUEDES