Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO CANINDÉ DA COSTA E SILVA JÚNIOR

DISCENTE : FRANCISCO CANINDÉ DA COSTA E SILVA JÚNIOR
DATA : 23/02/2023
LOCAL: Google meet- Videoconferência

A DINÂMICA DO TERCIÁRIO NO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO DE NOVA CENTRALIDADE URBANA EM MOSSORÓ/RN

Economia Terciária; Mossoró; Centralidade Urbana; Novas Centralidades.

O presente trabalho trata-se de um estudo sobre a dinamicidade da economia terciária no processo de formação de uma nova centralidade urbana na cidade de Mossoró/RN, analisada a partir do ano de 2007, momento em que inaugurou o primeiro shopping center da cidade. Além disso, tem-se por objetivos específicos descrever e caracterizar a economia terciária de Mossoró, com ênfase na Av. João da Escóssia e área adjacente, investigar como se deu processo evolutivo da economia terciária em Mossoró e o seu processo de expansão para a Av. João da Escóssia e área adjacente e compreender a articulação existente da economia terciária no processo de formação de nova centralidade urbana em Mossoró a partir da Av. João da Escóssia e sua área contígua. Nesta perspectiva foi desenvolvido uma pesquisa científica de caráter qualitativo, classificada como exploratória. Adotou-se na presente pesquisa o método de análise regressivo-progressivo formulado por Lefebvre (1978). Nesse seguimento utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, relacionado ao setor terciário, espaço urbano, centro, centralidade e nova centralidade urbana. Posteriormente sucedeu-se o levantamento de dados secundários que foram obtidos por intermédio de bancos de dados proveniente de plataformas digitais como: MEC, IBGE, FEBRABAN, RAIS, CNAE e entre outras, que possibilitou a obtenção de informações sobre o fenômeno estudado. Em seguida ocorreu a primeira pesquisa de campo, onde foi escolhido recorte espacial estudado. A área de estudo compreende a Avenida João da Escóssia, Rua Antônio Vieira de Sá, Rua Amaro Duarte, Rua Professor Manoel João e Rua Duodécimo Rosado. Posterior ocorreu a segunda pesquisa de campo. Na qual foi priorizado compreender e caracterizar o espaço estudado, por intermédio da observação empírica, como também, por intermédio da realização do georreferenciamento dos empreendimentos que desempenham atividades econômicas vinculadas a economia terciária (comércios e serviços), nas ruas estudadas. Para que posteriormente, seja possível confeccionar mapas, que possam espacializar a distribuição do terciário no recorte espacial analisado. Em sequência ocorrerá a terceira pesquisa de campo, na qual, será destinada para a aplicação de formulários com pessoas que frequentam a área de estudo, como também aos funcionários de estabelecimentos, que exercem atividades associadas ao setor terciário no referido espaço. Em sequência procederá a produção cartográfica. Essa etapa se destinará para a confecção e produção de mapas, que serão fundamentados a partir de informações que foram adquiridas por meio da segunda pesquisa de campo. Posterior, ocorrerá a sistematização e análise dos dados coletados ao longo da terceira pesquisa de campo. Em sequência ocorrerá o processo de escrita, finalização e apresentação da dissertação. Por fim, pode-se afirmar que a instalação das atividades econômicas relacionadas ao setor terciário na Avenida João da Escócia e em áreas adjacentes a partir do ano de 2007, proporcionou uma atração populacional de elevado poder aquisitivo, para residir nessas áreas, promovendo a expansão urbana desses espaços. Além de propiciar a atração de grandes empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais para se instalarem em seu entorno. Assim, favorecendo o fluxo contínuo de pessoas, sejam elas de origem intraurbano ou interurbano para essas localidades, proporcionando o surgimento de uma nova centralidade urbana de natureza terciária na cidade de Mossoró.

Externo à Instituição - JOSE ERIMAR DOS SANTOS - UFERSA
Externa ao Programa - 6092 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO