Banca de DEFESA: WESLLEY MISAEL BEZERRA DAMASIO

DISCENTE : WESLLEY MISAEL BEZERRA DAMASIO
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Google meet- Videoconferência

ANÁLISE DA TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE E DO USO E COBERTURA DA TERRA NA UNIDADE DE PLANEJAMENTO HÍDRICO SERIDÓ, BACIA HIDROGRÁFICA DO PIANCÓ PIRANHAS-AÇU, RN/PB, BRASIL

Mudanças climáticas. Sensoriamento Remoto. Semiárido.

A água é fundamental para a vida e está relacionada com a história humana. O desenvolvimento da água está ligado aos processos urbanos, principalmente à crescente população. As bacias hidrográficas são áreas com recursos hídricos e que também concentram centros urbanos. A UPH Seridó é uma das 11 unidades de planejamento da Bacia Hidrográfica do Rio PiancóPiranhas-Açu e está localizada no Semiárido brasileiro, com atividades econômicas baseadas em cerâmica, agropecuária, mineração, entre outras. Essas atividades vêm afetando o uso e a cobertura da terra, o que causa mudanças na Temperatura Superficial. A pesquisa busca analisar as mudanças na cobertura da terra entre os anos de 1980 e 2021 e sua relação com a temperatura da superfície terrestre com base em Sensoriamento Remoto. Nos resultados, observou-se o aumento da Temperatura Superficial a partir da década de 1990 com a média de 24,3ºC. Em 1984 a Temperatura Média era de 22,6ºC. Entre os anos 1990 e os anos 2000, ocorreu a maior elevação da temperatura, passou de 24,3ºC para 31,7ºC de média, respectivamente. E, em 2021, registrou temperaturas superiores a 41ºC. Em relação ao uso e à cobertura da terra, a classe dominante foi a Caatinga Rala, a qual variou entre 64,3% e 52% da porção total da Unidade de Planejamento Hídrico Seridó. A Caatinga Densa apresentou-se de forma fragmentada na paisagem, ficando concentrada, geralmente, em áreas de elevadas altitudes. O Solo Exposto está presente em toda área, aumentando de forma gradativa ao longo dos anos analisados: 13%, 28%, 21%, 39%, 29%, respectivamente. Também se observou a diminuição da classe Água na região.

Presidente - 4253 - ALFREDO MARCELO GRIGIO
Externo à Instituição - ANTONIO CONCEIÇÃO PARANHOS FILHO - UFMS