Banca de DEFESA: LUANA MICHELI DE ALMEIDA

DISCENTE : LUANA MICHELI DE ALMEIDA
DATA : 26/05/2023
LOCAL: Google meet- Videoconferência

A SERRA DE PORTALEGRE SOB A ÓTICA DA GEODIVERSIDADE: POTENCIAL PARA O GEOTURISMO

Geodiversidade; Geoturismo; Geoconservação; Geossítios, Serra de Portalegre

O estudo da Geodiversidade é recente e refere-se aos elementos abióticos da paisagem. Alguns dos segmentos segmentos do turismo, como o geoturismo, turismo de natureza, turismo de aventura, tem a geodiversidade como seu atrativo. A geodiversidade é caracterizada na descrição dos monumentos naturais, dentre eles os aspectos geológicos e geomorfológicos . Neste cenário, surge o Geoturismo que utiliza os geossítios e geomorfossítios, mapeados em uma dada área de interesse turístico, como estratégia de geoconservação. O Rio Grande do Norte apresenta uma rica diversidade de paisagens entre os picos e as serras do sertão, ao litoral, encontra-se estes geomonumentos, dentre os quais destaca-se a Serra de Portalegre de grande relevância educacional, cênica, cientifica, para o geoturismo. A referida área de estudos faz parte do Polo Rota do Frio norte riograndense, sendo fazendo o turismo importante sustentáculo econômico por meio da exploração da sua Geodiversidade. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo caracterizar a Geodiversidade do município de Portalegre/RN, com foco no Geoturismo. A metodologia utilizada foi a inventariação e quantificação com o aplicativo do GEOSSIT da CPRM (2017), para isso foi realizado pesquisa de campos com intuito de observar a variedade de elementos abióticos presentes nos locais com atrativo turístico. O presente trabalho pode auxiliar nas pesquisas que tratem da Geodiversidade na Serra de Portalegre, pois a partir do uso da inventariação e quantificação, feita por meio da plataforma GEOSSIT fez-se o inventário do patrimônio de Portalegre, o que resultou em quatro geossítios considerados com relevância nacional, a “Cachoeira do Pinga”, a “Ponta da Serra”, o “Terminal Turístico da Fonte da Bica” e “As Torres”, que foram classificados por importante valor científico, e 10 (dez) sítios da geodiversidade, que possuem neles parte da história geológica da geodinâmica do planeta Terra, incluindo materiais e processos das dinâmicas interna e externa. Os locais mapeados pela presente pesquisa necessitam ser melhor divulgados evidenciando sua relevância cientifica, educacional, turística, pois observa-se um desconhecimento por parte do autóctone. Desse modo, para despertar o interesse de turistas e comunitários é imprescindível a sensibilização local, para o entendimento de sua importância e a promoção da geoconservação. Diante disso, espera-se que esse trabalho contribua com impactos positivos na comunidade científica com ampliação dos conhecimentos sobre a Geodiversidade da Serra de Portalegre, (RN).

Externa à Instituição - MARCO TÚLIO MENDONÇA DINIZ - UFRN
Presidente - 3341 - SILVANA PRAXEDES DE PAIVA GURGEL