Banca de QUALIFICAÇÃO: ANANIAS CORDEIRO PEREIRA

DATA : 14/07/2023
LOCAL: Google meet- Videoconferência

O USO DO TERRITÓRIO PELA CAJUCULTURA EM SERRA DO MEL/RN

Palavras- chave: Cajucultura ; Território Usado; Circuito Espacial da Produção.

O município de Serra do Mel, localizado na Região Geográfica Imediata de Mossoró emergiu de um projeto de colonização iniciado em 1972 e finalizado de forma parcial em 1984, sendo planejado e executado pelo governo estadual, tendo o objetivo de assegurar a distribuição de terras mais equitativas no Estado do Rio Grande do Norte, predominando a pequena produção agrícola centralizada na exploração da castanha-de-caju e seus derivados, cujos produtos gerassem renda e qualidade de vida para a população local. A área em estudo apresenta-se como a maior produtora de castanha com casca (in natura) do Estado do Rio Grande do Norte. Diante desse cenário, o uso do território pela cajucultura vem incorporando novas técnicas produtivas no processo, alterando as dinâmicas produtivas no espaço local, bem como integrando novas áreas de distribuição e consumo dos produtos que são derivados do caju e das castanhas. Nesse sentido, o beneficiamento da castanha-de-caju é centralizado no sistema manufatureiro no qual é exercido por pequenos e médios beneficiadores, além das indústrias que realiza o beneficiamento. Portanto, o objetivo geral do trabalho consiste em analisar o uso do território pela cajucultura e sua importância para Economia Política. Com relação à metodologia do trabalho, os seguintes percursos foram necessários: Primeiramente a revisão bibliográfica, a fim de melhor compreender os conceitos de circuito espacial da produção e de uso do território, ambos propostos originalmente por Milton Santos. Segundo foi necessário recorrer à pesquisa documental, nessa rota os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esses sistemas de informações fundamentaram a base para a compreensão do quantitativo acerca das produções nos territórios brasileiros, bem quanto o qualitativo das formas de organização da produção no espaço local, regional e nacional. Como resultado inicial do estudo, destacou-se que o circuito espacial da produção da cajucultura faz uso do território em Serra do Mel em suas dinâmicas produtivas, e se beneficia dos objetos técnicos, desenvolvendo assim sistemas de ações que são complexos e ao mesmo tempo articulados com outras escalas de negócios e agentes, refletindo desse modo em maior dinamicidade nas relações transescalares envolvidas. Portanto, diante de um mundo globalizado, as atividades econômicas desenvolvidas em Serra do Mel não se desenvolvem isoladamente sem a cooperação técnica-cientifica de outros agentes, mas contextualizam com outros territórios de produções contribuindo para a criação de novos significados no território local, exercendo, portanto, papel de relevância na hierarquia espacial.

Interno - 5341 - FABIO RICARDO SILVA BESERRA
Externa ao Programa - 6092 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO