Banca de DEFESA: LUILSON LUCAS DE MELO

DATA : 18/08/2023
LOCAL: Campus de Assú-UERN

IMPACTOS AMBIENTAIS DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA NO MUNICÍPIO DE ITAJÁ/RN

Impactos Ambientais. Atividade Ceramista. Recursos Naturais.

O consumo elevado dos produtos para construção civil tem feito com que as fábricas de cerâmica vermelha elevassem a produção para atender o mercado consumidor. O aumento dessa atividade tem permitido que a exploração dos recursos naturais seja acrescida, o que tem provocado inúmeros problemas de ordem socioambientais impulsionado pelo setor cerâmico, dentre elas: a modificação da paisagem, o desmatamento da vegetação nativa e a contaminação da qualidade do ar. Nesse cenário, o município de Itajá encontra-se entre os principais produtores de cerâmica vermelha do Rio Grande do Norte, em virtude dessa expansão econômica. A pesquisa tem como objetivo investigar os impactos ambientais provocados pela indústria de cerâmica vermelha no município de Itajá/RN, destacando as causas e efeitos desses impactos, além de caracterizar os fatores geoambientais do município e do uso e ocupação do solo. Motivadas pelas condições geoambientais atrativas para o empreendimento cerâmico, como água, argila e vegetação, as indústrias de cerâmica vermelha se acomodaram no município de Itajá devido a essas matérias primas, fundamentais para o desenvolvimento dos produtos cerâmicos. O texto dissertativo está dividido em quatro seções: na primeira seção é a introdução da pesquisa indicando o leitor a breve analise da discussão do trabalho. Na segunda seção, foi destinado ao desenvolvimento das etapas metodologicas, ancoradas nas discussões teóricas; na produção cartográfica; na pesquisa de campo e na sistematização dos dados que consolidaram a investigação. Na terceira fase é apresentado o referencial teórico constando as dicussões teóricas sobre a temática em discussão. Na quarta seção temos os resultados da pesquisa, onde foi destacado o crecimento da atividade ceramista nos últimos anos, responsavel por estimular diversos problemas ambientais, com destaques para a erosão, o desmatamento da vegetação e a degradação do solo que avança nesses locais. Por fim, espera-se que este estudo contribua também para novas pesquisas e tomadas de decisões do poder públicos e privados no planejamento ambiental, sobretudo a conscientização sobre os recursos naturais, para que essas empresas invistam seu capital em práticas sustentáveis e inovadoras, como o uso de fontes alternativas de energia, o manejo adequado dos recursos naturais e a recuperação de áreas degradadas.

Externo à Instituição - EDUARDO ALEXANDRE DO NASCIMENTO - IFRN
Interno - 4246 - JOSIEL DE ALENCAR GUEDES