Banca de DEFESA: JOÃO LUCAS FREITAS DE SOUSA

DISCENTE : JOÃO LUCAS FREITAS DE SOUSA
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Google meet- Videoconferência

CARACTERIZAÇÃOEAPTIDÃOAGRÍCOLADOSSOLOSDOPROJETODEASSENTAMENTORURAL(PA)PADREGINONOMUNICÍPIODESAPÉ/PB

Solos; Sustentabilidade; Assentamento rural; Conservação ambiental.

A aptidão agrícola representa um importante subsídio para o planejamento do uso adequado das terras a partir da caracterização de suas potencialidades e vulnerabilidades. A agricultura e pecuária estão entreos fatores que mais contribuem para sua degradação. O objetivo da pesquisa foi caracterizar as terras do projeto de assentamento rural Padre Gino e classifica-las quanto à aptidão agrícola. O solo da área foi classificado de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (2018). Foram coletadas amostras de solo de 6 áreas dentro do assentamento, nas profundidades entre 0,00- 0,20 cm para a realização de análises físicas, químicas, no Laboratório de Química e Fertilidade do Solo do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Paraíba (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A classificação da aptidão agrícola dos solos seguiu o Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das terras proposto por Ramalho Filho e Beek (1997). O solo da área foi classificado como como um ARGISSOLO VERMELHO ACINZENTADO Eutrófico abrúptico. Essa classe de solo é considerada de boa qualidade física e, geralmente, ocorre em localidades de relevo plano e suave ondulado, como é o caso da localização regional da área analisada. As áreas 1,2,3,4 e 5 com predominância da classe textural franco-arenosa, com exeção da área 6 que foi classificada como argilosa. Nesse sentido, há facilidade para a infiltração de água, entretanto, diferentemente da classe textural argisolsa, essa classe textural arenosa torna o solo mais susceptível a perdas nutricionais por lixiação, o que pode afetar a disponibilidade de nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Essa característica pode ser ainda mais evidenciada nas áreas de relevo suave-ondulado, as quais, embora sejam eutróficas apresentaram menores taxas de V% em relação as outras. Os atributos químicos encontradas nas áreas analisadas permitem constatar que as 5 áreas agrícolas estudadas apresentam V% acima de 50% , sendo apenas a área 6 de mata secundária e não utilizada para fins agrícolas classificada com baixa V% na área 6. Quanto à aptidão agrícola foi possível identificar que as áreas 1, 2, 3, 4 e 5 possuem potencialidades para lavouras, com exeção da área 6 a qual apresentou limitações quanto a sua taxa de V% econdições físicas, já as áreas 1 e 4 foram classificadas com as melhores condições para lavoras nos níveis de manejo A, B e C.

Presidente - 12919 - GABRIELA CEMÍRAMES DE SOUSA GURGEL
Interno - 12263 - MANOEL CIRICIO PEREIRA NETO