Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSUEL FONSECA DE MENDONCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSUEL FONSECA DE MENDONCA
DATA : 05/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência (google meet)
TÍTULO:

OS AVANÇOS DA PRODUÇÃO DE “ENERGIA LIMPA” NO CONTEXTO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO APA DUNAS DO ROSADO/RN: ANÁLISE PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Sustentabilidade, Energia Eólica, APA Dunas do Rosado, Impactos Sociambientais, APA Dunas do Rosado.

 


PÁGINAS: 76
RESUMO:

A importância da descarbonização da matriz energética, tem provocado a busca por energias alternativas para mudança da matriz transição energética mundialmente. Nesse contexto, vários incentivos do governo federal para produção da “limpa energia” no país têm resultado grandes avanços da produção da energia eólica que vem batendo recorde todos os anos no aumento de produção, principalmente no litoral do nordeste brasileiro. Todavia, tem sido bastante debatida no mundo e no Brasil, os impactos socioambientais provocado por esses empreendimentos. Alguns autores têm questionado esse modelo de desenvolvimento sustentável, que em nome da proteção ambiental, promove a procriação. Diante disto, a pesquisa propôs realizar um estudo de caso na Unidade Conservação APA Dunas do Rosado/RN, para analisar os avanços da energia no litoral setentrional do Rio Grande do Norte e suas consequências para APA Dunas do Rosado, por ter o segundo Complexo, um grande potencial turístico, analisar a relação entre a expansão de empreendimentos de energias renováveis e a sustentabilidade no espaço geográfico da APA Dunas do Rosado tendo como objetivos específicos: analisar se existe relação e/ou contradição entre a criação de APADR e expansão de energias renováveis; avaliar a interação dos empreendimentos de Energias Renováveis com os sistemas socioambientais da APADR, Verificar a viabilidade de novos empreendimentos nesta Unidade de Conversão. A pesquisa utilizou da abordagem qualitativa, utilizando de diferentes procedimentos, como análises de documentos referente ao processo de criação da UC, matérias de jornais eletrônicos, processo de licenciamentos ambiental, e entrevistas não estruturada. Foram realizadas quatorze entrevista, tendo como critério a escolha de representantes da sociedade civil que atuam como líder nas comunidades litorâneas, proprietário de terras com empreendimento eólicos, e representantes do poder público das Prefeituras do Municípios de Areia Branca, Prefeitura de Porto do Mangue e IDEMA. Foram analisadas as coletas de dados e os resultados prévios apresentam que a Criação da APADR tem um atraso em média de doze anos para sua criação, inicialmente foi consequências de conflitos nas comunidades inseridas na unidade de conservação que resultou em divergências a interpretação da lei SNUC sobre os objetivos da categoria APA, qual seria o papel do conselho gestor, e se poderia impedir atividades econômicas no território sem um plano de manejo. Sobre a viabilidade dos empreendimentos eólicos as opiniões divergem, porém foi apontando o turismo como uma atividade potencializadora para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LEILANE OLIVEIRA CHAVES - UFC
Presidente - 4547 - RODRIGO GUIMARÃES DE CARVALHO
Interno - 033.080.745-59 - SAULO MEDRADO DOS SANTOS - UFBA
Notícia cadastrada em: 21/11/2023 07:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern