Banca de DEFESA: JOSUEL FONSECA DE MENDONCA

DISCENTE : JOSUEL FONSECA DE MENDONCA
DATA : 06/03/2024
LOCAL: Videoconferência- Google meet

OS AVANÇOS DA PRODUÇÃO DE “ENERGIA LIMPA” NO CONTEXTO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO APA DUNAS DO ROSADO/RN

Conflitos de interesse, Energia Eólica, Impactos Socioambientais, Unidade de conservação.

A importância da descarbonização da matriz energética, tem provocado a busca por territórios para implantação de “Energia Limpa”. Todavia, áreas protegidas têm sido escolhidas para instalação desses tipos de empreendimentos, deixando impactos socioambientais significativos. O estudo propôs analisar a relação entre a expansão de empreendimentos de energias eólicas e a sustentabilidade no espaço geográfico da APA Dunas do Rosado tendo como objetivos específicos: compreender se os conflito de interesse entre o atraso da criação da APADR e a expansão de energias eólicas provocou o atraso na constituição da APA, avaliar as alternativas locacionais de empreendimentos de Energia Eólica na APA, e verificar a percepção de agentes sociais sobre parques eólica na APADR. A pesquisa utilizou da metodologia de estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando análises de documentos referente ao processo de criação da UC, matérias de jornais eletrônicos, processo de licenciamentos ambiental, e entrevistas abertas. Foram realizadas doze entrevistas, tendo como critério a escolha de representantes da sociedade civil que atuam como líder nas comunidades litorâneas, proprietário de terras com empreendimento eólicos, e representantes do poder público das Prefeituras do Municípios de Areia Branca, Prefeitura de Porto do Mangue e IDEMA. Com a análise dos dados, pode observar diversos conflitos envolvendo a Criação da APADR. O processo de criação da unidade de conservação teve um fluxo média de doze anos. As especulações para implantação de parques eólicos aumentaram conflitos territoriais na área. Além disso, as alternativas locacionais para que os projetos não consideraram a fragilidade ambiental dos ecossistemas costeiros em seus estudos. A percepção dos representantes diverge sobre a presença de instalação da eólicas na APADR, e alguns pontos relevantes são: transparências nos processos na tomada decisão, as alternativas locacionais, esperança de desenvolvimento. Portanto, o estudo propõe a contribuir com estudos dos impactos socioambientais da energia eólica no Sul Global, sobretudo em uma unidade de conservação.

Externo à Instituição - ILTON ARAUJO SOARES - UFRN
Presidente - 4547 - RODRIGO GUIMARÃES DE CARVALHO