Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA NATÁLIA DA SILVA

DISCENTE : MARIA NATÁLIA DA SILVA
DATA : 14/06/2024
LOCAL: Sala de aula PPGE

FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS SOBRE A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO PROCESSO FORMATIVO

Palavras – chaves: currículo, formação inicial, temas transversais.

intervencionista de ensino, pesquisa e extensão presentes no PPPC da matriz 2020 do curso de licenciatura em Educação Física do CAPF/UERN., com foco na percepção de alunos e professores, para alcançar este objetivo iremos verificar a percepção da presença ou ausência de ações intervencionistas sobre os temas transversais dos professores e professoras do curso de Licenciatura em Educação Física do CAPF/UERN, identificar a percepção dos alunos da formação inicial do curso de Licenciatura em Educação Física do CAPF/UERN, sobre a presença ou ausência dos temas transversais em sua formação e comparar a percepção dos alunos da formação inicial do curso de Licenciatura em Educação Física do CAPF/UERN, sobre os temas transversais com a percepção das ações intervencionistas dos professores e professoras do curso de Licenciatura em Educação Física do CAPF/UERN, a partir do PPPC (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO). Com o intuito de atingir tais objetivos realizaremos uma pesquisa de natureza qualitativa, realizando a aplicação de um questionário com os docentes e discentes da instituição, a análise de dados será realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Nosso referencial teórico pautasse nas discussões curriculares, envolvendo as reflexões sobre o papel da universidade, o conceito de currículo e suas teorias. Pretende-se avanças nos escritos dialogando com sobre a formação inicial dos professores de educação física e seus entrelaces com os temas transversais. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para entender a percepção dos discentes sobre como os temas transversais são incorporados em sua formação, o que pode ser crucial para ajustes no currículo ou no método de ensino, desta forma também proporcionaremos um olhar aguçado para que os docentes possam refletir cada vez mais sobre a importância da transversalidade na formação inicial, o que pode ser crucial para ajustes no currículo ou no método de ensino.

Presidente - 6133 - MARIA IONE DA SILVA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS