Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLÂNDIO GERALDO TEODOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERLÂNDIO GERALDO TEODOSO
DATA : 03/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Google Meet
TÍTULO:

ACOLHER, EDUCAR E TRANSFORMAR: COMPREENDENDO OS ASPECTOS ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO E CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Acolhimento. Educação de Jovens e Adultos. Práticas Pedagógicas.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Diante do contexto social brasileiro marcado por desigualdades e exclusão, ações pedagógicas de acolhimento voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ambiente escolar, fomentam a legitimação destes enquanto sujeitos de direitos e os motivam a esperançar que, nos dizeres de Freire (1987), implica em um movimento que se traduz em ações repletas de intencionalidade e que almejam a transformação da realidade por meio de uma educação verdadeiramente crítica, libertadora e humanizadora. A presente pesquisa tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos no desenvolvimento e constituição de práticas pedagógicas de acolhimento no âmbito EJA. Em relação aos objetivos específicos, intencionamos: Entender as concepções e práticas de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos acerca do acolhimento em sua práxis docente; Identificar as estratégias e atitudes que podem ser potencializadas e/ou desenvolvidas pelos professores, com vistas a favorecer o acolhimento como princípio educativo na EJA; Refletir sobre as necessidades formativas dos professores da EJA no processo de construção de práticas pedagógicas de acolhimento; Desenvolver oficinas pedagógicas com professores abordando estratégias de acolhimento na educação de jovens e adultos. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa (Minayo, 2011), de cunho exploratório e descritivo (Prodanov; Freitas, 2013) tendo em vista os seus objetivos e fará uso da pesquisa participante como técnica de pesquisa social. O lócus de pesquisa será a Escola Construindo Pontes, localizada na Rede Municipal de Ensino de Bernardino Batista, uma cidade localizada no Alto Sertão do estado da Paraíba, tendo como colaboradores 07 (sete) professores que atuam na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Enquanto pesquisa social, realizaremos a pesquisa participante através da aplicação de um formulário para levantamento de dados informacionais e o mapeamento das concepções pedagógicas dos professores acerca do acolhimento por meio da técnica da Associação Livre. Também faremos uso da observação participante na escola selecionada, rodas de conversa e oficinas pedagógicas para a construção dos dados. Ainda utilizaremos o diário de campo no decorrer da pesquisa. Os dados serão analisados a partir de uma abordagem crítico-interpretativa com base nos pressupostos teórico-metodológicos apresentados por Yin (2016), levando em consideração a descrição reflexiva dos dados construídos com base no referencial teórico sobre a temática estudada. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3826 - CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
Interna - 8034 - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
Externo à Instituição - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 03/09/2024 12:39
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