DESAFIOS E POTENCIALIDADES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS EM TURMAS MULTIANO
Práticas pedagógicas alfabetizadoras; desafios; potencialidades.
Os desafios e potencialidades das práticas pedagógicas alfabetizadoras, são fios condutores desta pesquisa, desse modo, teremos como pergunta: Quais os desafios e pontencialidades encontradas nas práticas pedagógicas alfabetizadoras durante o ciclo de alfabetização em turmas multiano?. Assim, para respondermos a pergunta da pesquisa traçamos como objetivo geral: Compreender os desafios e as potencialidades das práticas pedagógicas alfabetizadoras em duas turmas multiano da rede municipal da zona rural do município de Riacho de Santana (RN). Metodologicamente, esta pesquisa encontra-se embasada na pesquisa qualitativa, orientada pela pesquisa de campo. Os instrumentos para a construção dos dados serão o questionário semiestruturado e a observação direta nas aulas. A observação será guiada por um o roteiro de observação utilizando o diário de campo. O lócus será duas escolas rurais do município de Riacho de Santana (RN), e como participantes duas professoras de turmas multiano no ciclo de alfabetização. Os aportes teóricos dão luz à importância da interação, do diálogo e da construção coletiva do conhecimento nesse contexto, enaltecendo as novas abordagens e reflexões sobre o tema, visando a melhoria da educação não só no campo acadêmico, mas também no desenvolvimento de práticas pedagógicas mais significativas e contextualizadas no processo da alfabetização. Os dados serão analisados através da análise de conteúdo, vez que permite compreender e interpretar temas e significados subjacentes presentes no conteúdo analisado. Os resultados da investigação levarão em conta os desafios e potencialidades das práticas pedagógicas alfabetizadoras apresentadas pelas participantes. A pesquisa ainda está em fase de elaboração dos instrumentos a serem aplicados, por isso ainda não apresenta resultados, mesmo que sejam preliminares.